sábado, 19 de dezembro de 2009
Boxe Chinês:Técnicas Fundamentais e sua relação com o Kung Fu Tradicional
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Curso de Chi Kung Terapêutico/Exercícios para a saúde e longevidade
terça-feira, 3 de novembro de 2009
XII Campeonato Brasileiro de Kung Fu /Rio Branco -Acre
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Diário de Rio Branco/Acre
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Diário de Rio Branco/ACRE
Rio Branco/ACRE,38 graus.
28/10 /2009.Segundo dia em solo Acreano.
O cerimonial do Bolsa Atleta Acreano aconteceu no hall de imprensa do moderníssimo estádio de futebol Arena da Floresta que foi inaugurado em 17/12/2006.A lei que resultou no programa é de 2005 e foi proposta pelo deputado Taumaturgo de Lima.
Esta lei beneficiará atletas e praticantes de desporto de alto rendimento e estudantil.
O objetivo desta lei é a manutenção pessoal do atleta de alto rendimento para que tenha mais tempo para se dedicar aos treinamentos,participar de competições e desenvolver plenamente a carreira desportiva.
A atleta Acreana Gerusa, medalha de Bronze nas paraolímpiadas de Pequim,ao discursar sensibilizou o governador Binho Marques sob a importância de incluir no Bolsa Atleta o "guia do atleta".Ato contínuo , o governador incluiu o "guia do atleta" como beneficiário do programa.
Estavam presentes durante o cerimonial de abertura o Prefeito Raimundo Angelim o Secretário de Turismo ,Esportes e Lazer(Setul),Casiano Marques além de dirigentes esportivos.
Prof. Jorge Jefremovas
O Acreano diz que :"quem bebe Tacaca, não vai mais embora".
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Diário de Rio Branco /ACRE
Segundo dia em solo Acreano.
Hj, dia 28 de outubro, participaremos do lançamento do BOLSA ATLETA ACREANO.
O cerimonial de abertura será às 9 hs no hall de imprensa do ESTÁDIO DA FLORESTA.
10 h- Palestra sobre valores do Esporte com o Ex-atleta e campeão Olímpico Carlão.
11 h- Encerramento.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Fotos Antigas ( Professsor Jorge Jefremovas)
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
PRÊMIO MOBILIZAÇÃO -PROJETO CISNE
Fotos Históricas da Senda
Vão se aí pelo menos uns 16 anos ou mais, confesso. Pergunto-me por que não o busquei antes e confesso também que ainda não sei a resposta. Arrisco-me a achar (não sem cair num lugar comum inevitável que tangencia a carolice – mil desculpas! – mas não me ocorre nada melhor no momento) de que “há tempo para todo propósito debaixo do céu” e que a força da intenção, do sentido que acompanha e justifica cada movimento da prática que hoje me toca tão profundamente, talvez não tivesse sobre mim o mesmo impacto que em outros tempos.
Não sei. É fato que não é fácil começar a treinar em um ambiente quase que exclusivamente masculino, estar fora de forma e não ter a flexibilidade de uma adolescente... Mas isso é besteira.
O apoio e o acolhimento dos Mestres e dos irmãos mais velhos estão me ajudando a vencer as barreiras físicas e imaginárias.
Enfim, aí está o meu sincero e pessoal depoimento, esperando que ele sirva de incentivo para que mais mulheres venham trilhar a sua Senda pessoal.
Michèlle Gabani
Advogada
Bacharel em Psicologia
Aluna da Senda desde 20 de Junho de 2009
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Senda no Pódium
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Há muitos anos atrás pratiquei Kung fu na academia Senda, cheguei ao nível de instrutor e tenho muito boas recordações daquela época. ( Era como fizesse parte de uma grande familia!)
Rogério De Freitas, professor de Jiu-Jitsu Los Angeles California,data de inscrição na Senda 24 /01/1994
Nabylla Fiori, estudante,aluna da Senda desde 16/04/2008
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
É com muita satisfação, portanto, que parabenizo o professor Jorge e os praticantes do estilo, pelos dezoito anos de existência da Academia Senda, que difunde valores primordiais ao desenvolvimento de uma sociedade harmônica, tais como cortesia, disciplina, humildade e coragem. Sucesso!"
Maurelio Peters, advogado, aluno da Senda desde 04/02/2004
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
SENDA -05/NOVEMBRO/ 18 ANOS DE TRADIÇÃO E SERIEDADE
Professor Jorge Jefremovas
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Torneio Brasil 2009 de Tai Chi Chuan
Professor Jorge - Tai Chi Chuan Yang -128 movimentos
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
WUSHU, ESPORTE OLÍMPICO
Por: Prof. Jorge Jefremovas – CREF G/1622 - PR
Wushu é uma arte marcial de origem chinesa, popularmente conhecida no ocidente como Kung-fu. Embora herdeira da essência das artes marciais tradicionais ela também incorporou novas características para atender às necessidades das competições esportivas modernas. Como todo esporte competitivo, tem seu conjunto de normas e critérios correspondentes, para que possa acontecer uma competição justa.
As artes marciais surgiram da necessidade do homem defender-se de um eventual inimigo e também para ser aplicada em combate nos campos de batalha. O Kung-fu foi particularmente desenvolvido por monges guerreiros, militares nobres e pelo povo. É, uma arte de luta sofisticada que incorporou vários elementos culturais da civilização chinesa tais como: Filosofias - do Confucionismo, Budismo e Taoísmo, que definiram uma visão de mundo e um modo de agir para os praticantes; Medicina Tradicional Chinesa - que contribuiu com os chás/ervas para curar (Fitoterapia), noções de pontos de pressão (Digitopressura), e o conhecimento a respeito dos meridianos e circulação de energia (exercícios de Chi-Kung).
Atualmente o Wushu é praticado como esporte, contribuindo na formação física e na formação ética e moral, sendo portanto um elemento de integração do indivíduo na sociedade.
Foi na década de 50 que o Wushu passou por uma reestruturação e padronização sob a supervisão de especialistas, grandes mestres e professores das faculdades de educação física chinesas. A partir deste momento o Wushu foi oficializado como esporte pelo Comitê de Esportes Nacionais da Republica Popular da China e, nos jogos Olímpicos de Beijing em 2008 será apresentado ao mundo como esporte de demonstração. Paralelamente às olimpíadas, será realizado uma competição de Wushu onde as principais potencias deste esporte estarão presentes.
O Wushu como modalidade de competição é dividido em Taolu e Sanda.
Taolu é uma seqüência de movimentos padronizados, também conhecida como Rotinas, ou katis, que simulam situações de ataque e defesa contra um ou mais adversários imaginários. O treino das rotinas enfatiza a saúde, força, beleza, qualidade e dificuldade dos movimentos.
O Sanda (combate esportivo) é uma disputa de técnicas onde o reflexo, raciocínio e o autocontrole dos atletas são testados ao máximo. Os lutadores se valem de socos, chutes e arremessos.
Futuramente o Wushu atuará como elemento de intercâmbio cultural entre ocidente e oriente e através dele beneficiará a humanidade.
Onde treinar:
Academia Senda de Artes Marciais Chinesas
Praça Tiradentes, 346 – 2º andar – Centro.
Filiada à Federação Paranaense de Kung-Fu
Tradição de 18 anos no ensino das Artes Marciais Chinesas
www.shaolincuritiba.com.br
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Atleta da SENDA -participa de corrida de ruas
No dia 20 de Setembro, Tiago Cavalheiro de Souza, aluno da Senda -Escola de Kung Fu,participou da 5ª Etapa -do Campeonato de Corridas de Rua de Curitiba. Este evento foi promovido pela SMEL-Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Igreja Batista do Bacacheri.
O atleta Tiago , chegou em 11º lugar na categoria adulto, 20 a 24 anos com o tempo de 39 minutos e 30 segundos em 10 kilomêtros de corrida.
Na avaliação do atleta , este bom desempenho se deve ao seu treinamento em Arte Marcial Chinesa- Kung Fu, pois a preparação específica para a corrida foi de apenas duas semanas.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
TAI CHI CHUAN--Uma forma de cultivar a visão de mundo
O Tai Chi Chuan pode ser definido como sendo um conjunto de exercícios para obter equilíbrio da energia vital do organismo.
È uma forma de meditação em movimento com mais de mil anos de história. Originou-se da filosofia Taoísta, combinada com a arte marcial para fins de longevidade e conscientização cósmica, saúde física e defesa pessoal.
É significativo que todos os movimentos do Tai Chi. Quando usado, o círculo deveria ser distinguido como sendo os aspectos yin e yang, suavidade e firmeza, substancialidade e insubstancialidade. Todos estes movimentos cíclicos tem significado seletivo na vida do corpo humano e estão sendo agora conhecidos por cientistas no campo da psicobiologia..
Na mente e apenas na mente temos um milagre de um fragmento do universo. Um fragmento de todo um conjunto com capacidade de pensamentos em termos de todo. Sendo esta uma nova versão do mandato Délfico, que afirma: “Homem conhece-te a ti mesmo e conhecerá ao universo e aos deuses” ou ainda como falam os egípcios e as tradições consideradas arcaicas: “O Homem é um microcosmo dentro de um macrocosmo”. Quando praticamos o Tai Chi, exercitamos nossa visão de mundo e unimos as energias do céu e da terra. O sábio exercita sua natureza, cultivando a sem cessar.
Professor Jorge Jefremovas
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Qi Gong- Ciência da Informação da Vida
O significado específico de Qi Gong é um método que, com o uso da consciência, visa mobilizar e aplicar o “fluxo energético” no campo magnético do corpo, aumentando o controle corporal, despertando e fortificando as funções intrínsecas do corpo que são: os sistemas nervoso, circulatório, respiratório, endócrino e imunológico.
Durante o treino de Qi Gong a função fisiológica entra em um estado especial, diferente do estado de lucidez ou de dormência, chamado “estado de Qi Gong”.
Neste estado de Qi Gong, todos os pontos no corpo estão abertos absorvendo sem cessar a energia da natureza, fortalecendo a circulação sangüínea; desta maneira, o organismo produz uma série de reações favoráveis à boa saúde, inteligência e longevidade.
Algumas práticas de Qi Gong incluem determinados “sons” coordenados com a respiração consciente, cujas vibrações produzem ondas bioelétricas e que atuam terapeuticamente sobre determinado órgão, função orgânica influenciando sobremaneira o metabolismo de vários hormônios, reforçando assim o sistema imunológico.
A prática do Qi Gong abrange exercícios físicos tanto estáticos como dinâmicos, técnicas para controle da respiração e da concentração mental, automassagem e acupressão em pontos de acupuntura.
Esta prática baseia-se nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, que leva em consideração a extensa rede de canais (meridianos), que distribuem a energia “Qi” entre os vários órgãos, propiciando a comunicação entre eles. Esta rede é o circuito de “informações” que mantém tudo unido, permitindo que os diferentes órgãos do corpo se comuniquem entre si. Significa dizer que pessoas treinadas na prática do Qi Gong são efetivamente capazes de emitir uma “informação”, em direção a um outro corpo.
Segundo pesquisas à respeito da emissão e à recepção do Qi externo em direção a outro corpo humano,o Qi seria uma radiação infravermelha de baixa freqüência.
Nos últimos anos os cientistas chineses observaram os mecanismos operacionais da terapia de Qi Gong, com a ajuda de aparelhos modernos e detectaram as alterações bioquímicas e fisiológicas nos mestres, comprovando objetivamente o efeito específico da terapia do Qi Gong.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
O PONTO SUTIL-parte quatro
Daí o grave perigo representado pelas academias clandestinas e por mestres "improvisados": o aluno , em ambientes formados a partir de tais elementos , sofrerá no corpo e na mente a influência nefasta de uma instrução irresponsável.
O esforço que se faz atualmente para reunir as entidades e filiar os profissionais em associações e em federações visa prevenir esses males. Não há cursos , deve-se dizer, que formem mestres no sentido clássico da palavra : estes formados pela prática e pela retidão epiritual, que é um atributo personalíssimo.Mas frequentando uma academia regida por um professor que possua o aval de uma associação ou federação, pode-se ter a segurança de se estar evitando os efeitos nocivos da instrução errada.
Com esse objetivo - de bem formar quem pratica artes marciais - desenvolvemos nosso tarbalho à frente da SENDA - Escola de Arte Marcial Chinesa. Sem perder a tradição filosófica do Kung Fu, procuramos incorporar elementos que as ciências do comportamento e da saúde ( Educação Física e Psicologia ) podem oferecer para uma maior eficiência na transmissão de uma das mais antigas e tradicionais artes marciais chinesas.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
O PONTO SUTIL-parte três
A pedagogia tem por base a antropologia . Na tradição oriental o homem é tratado como um ser unitário e, por isso, está inserido em uma pedagogia globalizante. Há um conjunto variado de caminhos para se atingir um único fim: a realização da verdadeira essência humana.Podemos dizer que , enquanto o Ocidente procura compreeender o ser humano nas suas várias manifestações, e por isso desenvolve uma filosofia, uma pedagogia, uma psicologia e assim por diante, o Oriente optou por uma visão unitária e integral do homem , tendo desenvolvido o conceito do Tao, um caminho para a virtude.
Esse caminho pode teoricamente , ser trilhado em qualquer atividade humana. A tradição , porém, consagrou algumas que se tornaram clássicas.
São elas os caminhos ou artes:
- dos aranjos florais;
-da cerimônia do chá;
-cavalheiresca do arqueiro;
-de conduzir a espada;
-da caligrafia;
-da pintura;
-do paisagismo;
-da convivência;
-de educar;
-da guerra ( ou das artes marciais ).
Quanto à última , vale observar que o sufixo nipônico "DO", incorporado ao radical que muitas artes marciais daquele país (como em Judô, Kendô, Karate-Dô, Aiki-Dô etc.), pode ser traduzido por "CAMINHO".Não se faz necessário acrescentar que a seriedade de propósitos presente nas artes marciais exige a preparação dos profissionais competentes ( instrutores,professores e mestres realmente qualificados). Eles precisam,necessariamente , ter ao menos iniciação real-isto é , espiritual, ética-no Caminho.(segue)
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
8º Encontro Internacional de Medicina Integrativa e 1º Encontro de Biorressonância e Bioeletrografia e Radiestesia da Saúde
Nos dias 15 e 16 de agosto foi realizado em Curitiba, no hotel Deville Rayon o 8º Encontro de Medicina Integrativa e 1º Encontro de Biorressonância , Bioeletrografia e Radiestesia da Saúde.Esse evento reuniu especialistas de países como a Rússia, EUA, México, Colômbia , além de especialistas brasileiros em diferentes áreas com temas de interesse de médicos oncologistas a terapeutas holísticos.Foram abordados as últimas tecnologias e técnicas capazes de avaliar informações bioelétricas e biomagnéticas do corpo humano e dos ambientes
A medicina integrada , a imunologia , as terapias naturais ( Chi Kung Medicinal) e a imunogenética foram alguns dos destaques do 8º Encontro de Medicina Integrada.
O Professor Jorge Jefremovas apresentou o Chi Kung Medicinal como fator preventivo e curativo de enfermidades.
A tônica do evento é o cuidado do ser humano de forma integral, considerando os aspectos físicos, mentais, energéticos, emocionais , e as tecnologias disponíveis capazes de orientar essa visão.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
O PONTO SUTIL- Parte Dois
As artes marciais adentram escolas e universidades e também compõem os currículos dos cursos de Educação Física como atividade complementar. Seu valor,como meio disciplinador do físico e da mente , é cada vez menos questionado.
As federações , diante da necessidade de dar melhores condições a seus instrutotes, propõem cursos de atualização cujos programas contemplam, além do adestramento físico,conhecimentos sobre anatomia,didática e planejamento,biomecânica,primeiros socorros, administração de academias,psicologia desportiva,filosofia oriental e mesmo noções de idiomas como o japonês e o chinês.Há , portanto, a preocupação com a melhoria da qualidade da formação dos profissionais que estão à frente da transmissão da arte, que não pode prescindir de sua tradição filosófica.Aliás,fiel à tradição oriental, o ensino das artes marciais há de ter um caráter holístico ( universal e inter-relacionado).
Ao aluno que entra em uma academia , deslumbrado com as demonstrações de desempenho físico, amiúde escapa o processo pelo qual haverá de passar.
O indivíduo se inscreve em uma academia para aprender a lutar , para adquirir saúde ou para "manter-se em forma".Imperceptivelmente , seu caráter se aprimora, sua mente torna-se mais tranquila e sua autoconfiança mais profunda!Autores como Joe Hyams ( de " O Zen nas Artes Marciais", editado pela Pensamento), encontram nas artes marciais uma filosofia de vida,um caminho para a interioridade e para o auto-conhecimento.Outros, como Robert Pater ) "As Artes Marciais e a Arte da Gerência", editado pela Record), encontram nesse caminho -que desenvolve a avaliação intuitiva e estimula a concentração-forças para superar as pressões e vencer os desafios do mundo dos negócios.(segue)
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
O PONTO SUTIL - Parte Um
Num universo de tal natureza, o excesso de transformações e de informações faz o homem perder o contato consigo mesmo.Questionam-se os valores morais e sociais e, em meio à balbúrdia produzida por falsos religiosos e por políticos inescrupulosos , perguntamo-nos: que caminho tomar?
São problemas de todas as pessoas do mundo. Tanto que , neste contexto, Oriente e Ocidente observam-se, derrubam as barreiras culturais e sociais e estudam um ao outro- tudo o que possa ser aproveitado para a superação das próprias deficiências. Parece mesmo que , sob esta interface Leste -Oeste, subjaz o "ponto sutil" que representa a questão humana.
Uma resposta bastante interesante ao "ponto sutil" parece ser o caminho das artes marciais. Há tempo o Oriente veicula sua filosofia de convívio social e de bem-estar individual através do cultivo de diversas modalidades o gênero.
Sua prática , que constitui uma ponte entre o corpo e o espírito- um caminho para o encontro consigo mesmo- chegou aos países ocidentais e lançou raízes que procuram sempre ganhar força junto às comunidades.
Depois de um início um tanto modesto , a prática de artes marciais no Brasil conquista um grande número de adeptos que busca cultivar o corpo e dotar o espírito de equilíbrio diante da vida . ( segue )
terça-feira, 4 de agosto de 2009
A SENDA DO GUERREIRO
Como missão, também , podemos entender o auto-conhecimento, a auto-compreensão ,a superação do medo, e da doença. A perfeição é a fonte de inspiração e a motivação.
O Tao Te Ching ( " O livro da Senda" ).O Tao é o equivalente ao "Do" , uma "Senda de Vida", dedicada ao desenvolvimento dos recursos internos.A arte marcial é filha da violência, mas a finalidade é a harmonia e o fim do conflito. Entre a violência e a harmonia o artista marcial vai lapidando, moldando sua natureza bruta e se transformando numa pessoa capaz de "servir o mundo"( ética confucionista).
quarta-feira, 29 de julho de 2009
O QUE FAZER PARA EVITAR AS INFECÇÕES CAUSADAS PELA INFLUENZA?
- Lavar as mãos com água e sabão( depois de tossir ou espirrar;depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz).
- Evitar tocar os olhos ,nariz ou boca após contato com superfícies.
- Usar lenço de papel descartável.
- Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar.
- Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença ( até cinco dias após o início dos sintomas).
- Evitar aglomerações e ambientes fechados( deve-se manter os ambientes ventilados).
- Manter o ambiente doméstico arejado e com luz solar,pois isso ajuda a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.
- Manter os hábitos saudáveis ,como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividades física.
Fonte : Ministério da Saúde
terça-feira, 28 de julho de 2009
"Kung Fu Kid" em Pequim
Will Smith e seu filho Jaden Smith são vistos em Beijing, na China (13/07/2009)
Pequim - O ator Will Smith e a família estão em Pequim gravando "Kung Fu Kid", protagonizado pelo astro de artes marciais Jackie Chan e por Jaden, filho do americano. Smith é um dos produtores desta nova versão de "Karatê Kid", que fez sucesso nos anos 80, na qual um mestre de artes marciais, o senhor Miyagi (Pat Morita), ensinava um tímido aluno, Daniel Larusso (Ralph Macchio), a se defender nas ruas. Desta vez é Jackie Chan quem encarna o senhor Han, a versão chinesa do japonês Miyagi, enquanto Jaden Smith, que protagonizou com o pai "Em busca da felicidade", é o pupilo Dre.Fontes ligadas às filmagens contaram hoje à Agência Efe que Jaden, que fez 11 anos este mês, está animado com as posições de kung fu ensinadas por Chan.As gravações começaram em 13 de julho e incluíram a Cidade Proibida, a rua comercial Wangfujing e a zona de arte contemporânea de Dashanzi, entre outros cenários. As filmagens encontram dificuldades devido às fortes medidas na capital chinesa por parte do Governo pela comemoração, em 1º de outubro, do 60º aniversário da chegada ao poder do Partido Comunista da China.Apesar de ser rodado em Pequim, o argumento conserva elementos da última saga: Dre vai à capital chinesa com a mãe, onde tem que enfrentar uma situação de intimidação similar à sofrida pelo personagem anterior, mas com elementos de choque cultural e linguístico de caráter internacional. (Fonte: UOL Cinema)
segunda-feira, 27 de julho de 2009
ÁGUA E SAÚDE
Muitas das maneiras por meio das quais nossa dieta evolui,desde o homem primitivo,não são saudáveis.Por exemplo,não evoluímos para consumir grandes porções de carne rica em gorduras saturadas, nem grandes quantidades de grãos refinados,que principalmente se transformam em açúcar no sangue.Não evoluímos para consumir bebidas extremamente ácidas,como refrigerantes à base de cola.Estes , e muitos outros alimentos modernos, sublinham a atual epidemia de doenças degenerativas.
Água é a substância mais abundante encontrada no planeta , no corpo humano e nos alimentos, formando 70% a 90% de matéria orgânica. Os líquidos que consumimos, sobretudo os tipos de água, também causam profundo impacto em uma ampla faixa de questões de saúde. A água é muito mais complexa do que o senso comum sugere.
A recomendação é consumir água filtrada ou engarrafada de uma fonte confiável, como opções melhores do que a água de torneira fornecida pelo departamento responsável.
A maioria das pessoas não consome água suficiente para ajudar a eliminar todos os resíduos criados pelos processos metabólicos e digestivos. O simples ato de beber mais água pode aumentar a desintoxicação.
Recomenda-se beber 0,015 litro de água por 0,45 quilo de peso corporal diariamente; ou seja, 2,07 litro para uma pessoa com 63,5 quilos , ou cerca de nove copos de 0,24 litro de água por dia.Naturalmente refrigerantes e café não contam.São necessários 32 copos de água alcalina para neutralizar um copo de refrigerante à base de cola, com pH 2,5.
Recomenda-se evitar essas bebidas ácidas e consumir água alcalina com pH entre 9,5 e 10.
(A Medicina da Imortalidade; Ray Kurzeil e Terry Grossman)