segunda-feira, 28 de setembro de 2009

WUSHU, ESPORTE OLÍMPICO

Postura com Dan Dao ( Facão Simples)

Por: Prof. Jorge Jefremovas – CREF G/1622 - PR


Wushu é uma arte marcial de origem chinesa, popularmente conhecida no ocidente como Kung-fu. Embora herdeira da essência das artes marciais tradicionais ela também incorporou novas características para atender às necessidades das competições esportivas modernas. Como todo esporte competitivo, tem seu conjunto de normas e critérios correspondentes, para que possa acontecer uma competição justa.


As artes marciais surgiram da necessidade do homem defender-se de um eventual inimigo e também para ser aplicada em combate nos campos de batalha. O Kung-fu foi particularmente desenvolvido por monges guerreiros, militares nobres e pelo povo. É, uma arte de luta sofisticada que incorporou vários elementos culturais da civilização chinesa tais como: Filosofias - do Confucionismo, Budismo e Taoísmo, que definiram uma visão de mundo e um modo de agir para os praticantes; Medicina Tradicional Chinesa - que contribuiu com os chás/ervas para curar (Fitoterapia), noções de pontos de pressão (Digitopressura), e o conhecimento a respeito dos meridianos e circulação de energia (exercícios de Chi-Kung).


Atualmente o Wushu é praticado como esporte, contribuindo na formação física e na formação ética e moral, sendo portanto um elemento de integração do indivíduo na sociedade.



Foi na década de 50 que o Wushu passou por uma reestruturação e padronização sob a supervisão de especialistas, grandes mestres e professores das faculdades de educação física chinesas. A partir deste momento o Wushu foi oficializado como esporte pelo Comitê de Esportes Nacionais da Republica Popular da China e, nos jogos Olímpicos de Beijing em 2008 será apresentado ao mundo como esporte de demonstração. Paralelamente às olimpíadas, será realizado uma competição de Wushu onde as principais potencias deste esporte estarão presentes.


O Wushu como modalidade de competição é dividido em Taolu e Sanda.
Taolu é uma seqüência de movimentos padronizados, também conhecida como Rotinas, ou katis, que simulam situações de ataque e defesa contra um ou mais adversários imaginários. O treino das rotinas enfatiza a saúde, força, beleza, qualidade e dificuldade dos movimentos.
O Sanda (combate esportivo) é uma disputa de técnicas onde o reflexo, raciocínio e o autocontrole dos atletas são testados ao máximo. Os lutadores se valem de socos, chutes e arremessos.


Futuramente o Wushu atuará como elemento de intercâmbio cultural entre ocidente e oriente e através dele beneficiará a humanidade.



Onde treinar:

Academia Senda de Artes Marciais Chinesas
Praça Tiradentes, 346 – 2º andar – Centro.
Filiada à Federação Paranaense de Kung-Fu
Tradição de 18 anos no ensino das Artes Marciais Chinesas
www.shaolincuritiba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário