sexta-feira, 18 de setembro de 2009

TAI CHI CHUAN--Uma forma de cultivar a visão de mundo

Postura" Faisão Dourado numa perna só"

O Tai Chi Chuan pode ser definido como sendo um conjunto de exercícios para obter equilíbrio da energia vital do organismo.
È uma forma de meditação em movimento com mais de mil anos de história. Originou-se da filosofia Taoísta, combinada com a arte marcial para fins de longevidade e conscientização cósmica, saúde física e defesa pessoal.

É significativo que todos os movimentos do Tai Chi. Quando usado, o círculo deveria ser distinguido como sendo os aspectos yin e yang, suavidade e firmeza, substancialidade e insubstancialidade. Todos estes movimentos cíclicos tem significado seletivo na vida do corpo humano e estão sendo agora conhecidos por cientistas no campo da psicobiologia..

Na mente e apenas na mente temos um milagre de um fragmento do universo. Um fragmento de todo um conjunto com capacidade de pensamentos em termos de todo. Sendo esta uma nova versão do mandato Délfico, que afirma: “Homem conhece-te a ti mesmo e conhecerá ao universo e aos deuses” ou ainda como falam os egípcios e as tradições consideradas arcaicas: “O Homem é um microcosmo dentro de um macrocosmo”. Quando praticamos o Tai Chi, exercitamos nossa visão de mundo e unimos as energias do céu e da terra. O sábio exercita sua natureza, cultivando a sem cessar.

Professor Jorge Jefremovas

Nenhum comentário:

Postar um comentário