sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O PONTO SUTIL-parte três

Como pode ser isto?
A pedagogia tem por base a antropologia . Na tradição oriental o homem é tratado como um ser unitário e, por isso, está inserido em uma pedagogia globalizante. Há um conjunto variado de caminhos para se atingir um único fim: a realização da verdadeira essência humana.Podemos dizer que , enquanto o Ocidente procura compreeender o ser humano nas suas várias manifestações, e por isso desenvolve uma filosofia, uma pedagogia, uma psicologia e assim por diante, o Oriente optou por uma visão unitária e integral do homem , tendo desenvolvido o conceito do Tao, um caminho para a virtude.
Esse caminho pode teoricamente , ser trilhado em qualquer atividade humana. A tradição , porém, consagrou algumas que se tornaram clássicas.
São elas os caminhos ou artes:
- dos aranjos florais;
-da cerimônia do chá;
-cavalheiresca do arqueiro;
-de conduzir a espada;
-da caligrafia;
-da pintura;
-do paisagismo;
-da convivência;
-de educar;
-da guerra ( ou das artes marciais ).

Quanto à última , vale observar que o sufixo nipônico "DO", incorporado ao radical que muitas artes marciais daquele país (como em Judô, Kendô, Karate-Dô, Aiki-Dô etc.), pode ser traduzido por "CAMINHO".Não se faz necessário acrescentar que a seriedade de propósitos presente nas artes marciais exige a preparação dos profissionais competentes ( instrutores,professores e mestres realmente qualificados). Eles precisam,necessariamente , ter ao menos iniciação real-isto é , espiritual, ética-no Caminho.(segue)

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