quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O PONTO SUTIL- Parte Dois

Com o intuito de oferecer a esse público informações atualizadas e uma formação segura , fundam-se associações, criam-se federações e confederações , organizam-se eventos locais, estaduais , interestaduais e internacionais.
As artes marciais adentram escolas e universidades e também compõem os currículos dos cursos de Educação Física como atividade complementar. Seu valor,como meio disciplinador do físico e da mente , é cada vez menos questionado.
As federações , diante da necessidade de dar melhores condições a seus instrutotes, propõem cursos de atualização cujos programas contemplam, além do adestramento físico,conhecimentos sobre anatomia,didática e planejamento,biomecânica,primeiros socorros, administração de academias,psicologia desportiva,filosofia oriental e mesmo noções de idiomas como o japonês e o chinês.Há , portanto, a preocupação com a melhoria da qualidade da formação dos profissionais que estão à frente da transmissão da arte, que não pode prescindir de sua tradição filosófica.Aliás,fiel à tradição oriental, o ensino das artes marciais há de ter um caráter holístico ( universal e inter-relacionado).
Ao aluno que entra em uma academia , deslumbrado com as demonstrações de desempenho físico, amiúde escapa o processo pelo qual haverá de passar.
O indivíduo se inscreve em uma academia para aprender a lutar , para adquirir saúde ou para "manter-se em forma".Imperceptivelmente , seu caráter se aprimora, sua mente torna-se mais tranquila e sua autoconfiança mais profunda!Autores como Joe Hyams ( de " O Zen nas Artes Marciais", editado pela Pensamento), encontram nas artes marciais uma filosofia de vida,um caminho para a interioridade e para o auto-conhecimento.Outros, como Robert Pater ) "As Artes Marciais e a Arte da Gerência", editado pela Record), encontram nesse caminho -que desenvolve a avaliação intuitiva e estimula a concentração-forças para superar as pressões e vencer os desafios do mundo dos negócios.(segue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário