quarta-feira, 22 de julho de 2009

Alimentação correta: Um antídoto contra a Gripe Suína

Anti-gripe A - O melhor que vc pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes e (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.Coloque bastante cebola na sua alimentação. Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida,espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus dagripe.Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados. Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de você. --Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes Laboratório Morfofuncional Faculdade de Medicina - UnaerpFone: 36036744 ou 36036795

2 comentários:

  1. "Dieta vegetariana" está posta de forma inapropriada no texto:

    "[...] zinco (fígado de boi e semente de abóbora).Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau [...]"

    Uma dieta "real" vegetariana exclui todo tipo de carne, como por exemplo, mas não limitado, carne vermelha, aves, peixes e artrópodes. Ou seja, o verdadeiro vegetariano não come fígado de boi, salmão, bacalhau, nem sardinha. Em fim, nenhum ser do Reino Animal.

    Concordo com a necessidade e os benefícios de uma "alimentação correta" e, ao contrário da crença popular e do tradicionalismo de nossa cultura, uma dieta vegetariana balanceada é cientificamente comprovada como uma alimentação "correta" (adequada) e traz benefícios quando comparada a uma alimentação onívora (como consta nos relatórios da ADA - American Dietetic Association - e Dietitians of Canada).

    Para mais informações ver:
    SVB - Sociedade Vegetariana Brasileira - www.svb.org.br
    ADA - www.eatright.org (Procurar por "vegetarian diets")

    Outros:
    www.vegan.org
    www.vegansociety.com
    www.guiavegano.com
    www.veganos.org

    ----
    Erik - aluno de Kung-Fu da Senda.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Rune!

    Agradeço as observações sobre as dúvidas que pode gerar: "dieta vegetariana" e logo em seguida aparece alimentos sabidamente não vegetarianos.Realmente, da forma como está pode causar dúvidas e induzir ao erro as pessoas.Publiquei esse texto na íntegra, assim como está circulando na internet.
    Conheço e faço uma alimentação baseada nos príncipios adotado pela macrobiótica.
    O assunto alimentação mexe profundamente com hábitos, crenças ,valores,cultura e comportamento.É muito difícil falar no assunto sem que o mesmo, gere polêmicas e resistências a mudança de hábitos alimentares.

    ResponderExcluir