terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Tai Chi Chuan é eficaz contra diabete

Professor Jorge ( postura serpente rasteja o corpo "she shen xiashi")

A prática do Tai Chi Chuan combina relaxamento,respiração e movimentos suaves ajudou a controlar a taxa de glicose de 30 pacientes com diabete tipo 2, segundo estudo publicado pelo British Journal of Sports Medicine.
Os resultados mostraram redução significativa da glicose ligada à hemoglobina depois de 12 sessões semanais de Tai Chi . Os pesquisadores observaram também aumento de interleucina-12,que fortalece o sistema imunológico, e diminuição de interleucina-4, que faz o contrário.
Essas duas citocinas são peças-chave da resposta inflamatória exarcebada comumente associada à diabete tipo 2.
Os mecanismos pelos quais o tai chi promove esses efeitos benéficos são desconhecidos , mas, segundo os autores , ele deve interferir no complexo de auto - regulação entre os sistemas nervoso , endócrino e imunológico.
O professor Jorge Jefremovas participou do Programa Qualidade de Vida , Tv Transamérica canal 59, no dia 20 de janeiro, abardordando as práticas de Tai Chi e Qi Gong como forma de auto -cura.
Todos os níveis de Tai Chi e Qi Gong baseiam-se no processo de escolher conscientemente para onde dirigir sua atenção o seu interesse e seu propósito.
Preste atenção ao corpo e a respiração, e depois clareia a mente para destilar o elixir divino interior :Qi.
Os mestres taoistas foram os primeiros a explicar a interação das forças da natureza dentro do corpo humano.
O Livro Clássico de Medicina do Imperador Amarelo, um dos textos médicos mais antigos do mundo é o primeiro a sugerir que a cura mais profunda é produzida naturalmente dentro de nós.
Os antigos mestres de Qi desenvolveram uma fórmula para a saúde e longevidade com base no Qi: Harmonia Interior = Fluxo do Qi =Saúde e Longevidade.
Essa fórmula é o fundamento de toda a medicina, acupuntura e fitoterapia chinesas.Onde o conceito ocidental , como coesão, ressonância e funcionamneto integrado de mente /corpo são paralelos ao conceito de harmonia na China, o que poderia explicar a auto-regulação entre os sistemas endócrino , imunológico e nervoso na auto -regulação.

Professor Jorge Jefremovas

Nenhum comentário:

Postar um comentário