quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Chi Kung Terapêutico e a respíração abdominal

Mário César ( apresentador), Nicolly ( aluna ) e Prof. Jorge Jefremovas
A prática cotidiana e exercícios físicos respiratórios tem impacto positivo na saúde e no bem -estar , além de auxiliar no tratamento de diversas doenças.
O médico cardiologista italiano Luciano Bernardi coordenou , há oito anos , um estudo na Universidade de Pávia.
O tema: a influência da" ave -maria"sobre o sistema cardiovascular. A oração em latim , lida em voz alta , tinha efeito calmente sobre os fiéis.O que Bernardi e seus pares constataram foi que isso não tinha relação com a fé , e sim com o ritmo da respiração exigido pela métrica da oração.
O professor Jorge Jefremovas apresentou no dia 13/janeiro , Programa Qualidade de Vida, Tv Tranamérica, canal 59 a correlação da prática do Chi Kung Terapêutico e a respiração abdominal
Segundo estudos realizados pela UFRJ, a prática regular da respiração de forma lenta e profunda , ajuda de forma sinificativa nos Transtornos de Ansiedade e Hipertensão
A Ansiedade atinge 10% e a Hipertensão 20% da população mundial.Após seis meses 70 % dos pacientes que praticava respíração, reduziu em até 60 % a dose de antidepressivos e ansiolíticos .
O controle da respiração sobre a saúde já é conhecida há milênios pelos orientais
A prática do Chi Kung Terapêutico inclui, além da respiração ,a postura física, a visualização e a concentração
Quando praticamos chi kung influenciamos sobremaneira sobre o sistema nervoso autônomo. O sistema simpático prepara o corpo para enfrentar situações de perigo ( alerta, situação real ou imaginária o cérebro entra em ação).
Quando a ameaça sai de cena, o Sistema Nervoso Parassimpático conduz o corpo de volta a seu estado normal. A respiração pode interferir nesse processo porque é a única das funções regida pelo Sistema Nervoso Autônomo que se pode controlar.
A inspiração feita de forma lenta e prolongada aumenta a circulação arterial e a expiração abdominal lenta e silenciosa provoca a chamada " Resposta de Relaxamento" ( Herbert Benson).

Nenhum comentário:

Postar um comentário