quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Qi Gong- Ciência da Informação da Vida

Postura Ba Duan Jin: "Empurrar o Céu e a Terra"

O significado específico de Qi Gong é um método que, com o uso da consciência, visa mobilizar e aplicar o “fluxo energético” no campo magnético do corpo, aumentando o controle corporal, despertando e fortificando as funções intrínsecas do corpo que são: os sistemas nervoso, circulatório, respiratório, endócrino e imunológico.

Durante o treino de Qi Gong a função fisiológica entra em um estado especial, diferente do estado de lucidez ou de dormência, chamado “estado de Qi Gong”.

Neste estado de Qi Gong, todos os pontos no corpo estão abertos absorvendo sem cessar a energia da natureza, fortalecendo a circulação sangüínea; desta maneira, o organismo produz uma série de reações favoráveis à boa saúde, inteligência e longevidade.

Algumas práticas de Qi Gong incluem determinados “sons” coordenados com a respiração consciente, cujas vibrações produzem ondas bioelétricas e que atuam terapeuticamente sobre determinado órgão, função orgânica influenciando sobremaneira o metabolismo de vários hormônios, reforçando assim o sistema imunológico.

A prática do Qi Gong abrange exercícios físicos tanto estáticos como dinâmicos, técnicas para controle da respiração e da concentração mental, automassagem e acupressão em pontos de acupuntura.

Esta prática baseia-se nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, que leva em consideração a extensa rede de canais (meridianos), que distribuem a energia “Qi” entre os vários órgãos, propiciando a comunicação entre eles. Esta rede é o circuito de “informações” que mantém tudo unido, permitindo que os diferentes órgãos do corpo se comuniquem entre si. Significa dizer que pessoas treinadas na prática do Qi Gong são efetivamente capazes de emitir uma “informação”, em direção a um outro corpo.

Segundo pesquisas à respeito da emissão e à recepção do Qi externo em direção a outro corpo humano,o Qi seria uma radiação infravermelha de baixa freqüência.

Nos últimos anos os cientistas chineses observaram os mecanismos operacionais da terapia de Qi Gong, com a ajuda de aparelhos modernos e detectaram as alterações bioquímicas e fisiológicas nos mestres, comprovando objetivamente o efeito específico da terapia do Qi Gong.

2 comentários:

  1. Olá, professor! Agora até me parece óbvio, mas até então não tinha relacionado a energia orgone de Reich com o Qi. Curioso perceber como o processo cultural cria e recria denominações para um fato há muito constatado para então melhor aceitá-lo em outro local e em outra época (e olha lá, pobre Reich!). Saudações! Michèlle Gabani.

    ResponderExcluir
  2. "Tudo velho é novamente novo, diz o ditado".
    Um abraço!
    Prof. Jorge

    ResponderExcluir