sábado, 10 de setembro de 2011

"Senda-20 anos": 2000- IV Copa Interestadual de Kung Fu-"Cooperação PUC-PR Brasil-China"Troféu "Prefeito Cássio Taniguchi"







A Notícia de 2000.O ginásio de esportes da PUC-PR presenciou um encontro histórico no último final de semana:cerca de 250 atletas dos principais estilos de Kung Fu praticados no Brasil estiveram reunidos na cidade para a IV Copa Interestadual de Kung Fu-"Cooperação PUC-PR Brasil China",troféu  Prefeito Cássio Taniguchi.Este ano, o evento-o maior da modalidade na Região Sul -teve o apoio da Pró- Reitoria de Extensão Comunitária da PUC, que pela primeira vez cedeu instalações para um evento de artes marciais.
O Resumo-Para o organizador da competição , o professor Jorge Jefremovas, as principais novidades da IV Copa foram as participações maciça de atletas e professores de outros estados-principalmente, de São Paulo,Rio Grande do Sul,Santa Catarina, Minas Gerais,Acre e Rodônia-e a presença do público ligado à modalidade.
Nos dois dias de competição,cerca de 800 pessoas estiveram no ginásio da PUC-PR buscando saber mais sobre a arte marcial chinesa." Em se tratando de Kung Fu-uma modalidade pouco conhecida e,infelizmente, ainda cercada de preconceitos-este número é muito significativo".
Campeões-Durante os dois dias de competição , os atletas disputaram provas nas modalidades de combate tradicional (Kuo shu) e desportivo (Wushu), rotinas clássicas e modernas com armas tradicionais mãos livres e rotinas de Tai Chi Chuan.
Os destaques foram os curitibanos Maurílio Woitechen e Apareido de Lira, Juliana Justino e Wescley Bambil(MS),Adriano da Cunha (RS) e Josimar da Silva(SC).
Para o diretor técnico da Federação Mineira de Kung Fu , Edecir Martins, eventos como o realizado em Curitiba ajudam não apenas a divulgar a modalidade, mas a forçar os próprios  praticantes a se ajustarem à realidade do esporte hoje."O trabalho feito em Curitiba é pioneiro e serve de exemplo para que os professores de Kung Fu tomem consciência de que não é preciso apenas  dominar a técnica do Kung Fu, mas se organizar para inserir a modalidade na sociedade".
Na visão do coordenador  de Relações Públicas da Associação Cultural Chinesa do Paraná, Sérgio Siu Mon, a difusão do Kung Fu é fundamental para a sobrevivência de uma tradição milenar da civilização chinesa.

Fonte:Jornal do Estado - Curitiba,Segunda-feira,15 de maio e 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário