sexta-feira, 5 de abril de 2013

Memorial Chinês em Curitiba

Prof. Galdino cobra a criação do Memorial Chinês em Curitiba

A China é hoje a maior parceira comercial do Brasil. Segundo dados do Observatório Brasil-China, cerca de 17% de todas as importações destinadas ao Brasil provêm desse país. Mas não é só de contingente monetário que sobrevive essa parceria. Curitiba hoje é o terceiro maior polo receptor de imigrantes chineses de todo o território nacional.

E diante dessa importante relação entre os dois países, o Professor Galdino (PSDB) enviou documento à Prefeitura de Curitiba cobrando estudos e informações sobre a viabilidade técnica para a construção do Memorial Chinês em Curitiba.

Inúmeros descendentes de chineses vivem em nossa cidade e participam do comércio, difundindo a sua cultura, com lanchonetes e restaurantes típicos. Por isso, a construção do Memorial será uma forma de Curitiba homenagear sua Comunidade Chinesa que, muitas vezes de forma discreta, colabora para a geração de empregos e renda em nossa cidade, além de reconhecer o valor da milenar cultura da China, em especial em relação às práticas corporais, artísticas e filosóficas, dentre as quais o Kung Fu e o Tai-Chi-Chuan.

“A Praça do Japão foi idealizada da mesma forma, com o apoio da nossa cidade-irmã naquele país. Até pedras e estátuas foram enviadas do oriente para cá. E agora quero fazer o mesmo a China. Há 20 anos a comunidade chinesa luta por este memorial, e agora vamos ajudar no que for possível para que esse projeto saia do papel, buscando o apoio da nossa cidade-irmã Hangzhou”, comentou o Professor.

Memorial Chinês

Galdino sugeriu à Prefeitura que o memorial seja construído no Parque Barigui, e que ofereça atividades como práticas respiratórias, o idioma, a caligrafia, a pintura e a literatura, que devem ser implementados em caráter permanente no espaço, como ponto de referência da cultura chinesa.

O espaço será também um símbolo do interesse que Curitiba tem de estreitar suas relações culturais e econômicas com a China a partir do fortalecimento da relação de irmandade com a cidade de Hangzhou.
--
Karen Brisch
Assessoria de Imprensa Prof. Galdino
(41) 8867-2014
(41) 3350-4928 - Gabinete 

17ª Copa Senda de Kung Fu e 1ª Copa Curitiba de Boxe Chinês



CONVITE 
É com muita satisfação que vimos, através deste, convidá-lo para participar da 17ª COPA SENDA DE KUNG FU e 1ª Copa Curitiba de Boxe Chinês, que será realizado no dia 05 de Maio de 2013 (Domingo) nas dependências da Praça de Esportes Oswaldo Cruz, em Curitiba/PR.
Desde já agradecemos a presença de todos que, com certeza, abrilhantará nosso evento.

Atenciosamente, 
Professor Jorge Jefremovas

Comemoração Dia Municipal do Kung Fu de Curitiba


CONVITE

É com muita satisfação que o Vereador Professor Galdino vem, por meio deste, convidá-lo para participar das Comemorações da 2ª Edição do Dia Municipal do Kung-Fu de Curitiba, que será realizado no dia 20 de abril de 2013 (sábado) das 10h às 14h na Praça Santos Andrade, Centro de Curitiba (PR).

Em sua segunda edição, a festividade será ainda maior, buscando superar o grande sucesso do ano de 2012, quando 15 mil pessoas compareceram. Entre as atrações – além das apresentações de Kung-Fu, Tai-Chi-Chuan, Danças do Leão e do Dragão -, estarão caligrafia clássica chinesa e serviços médicos tradicionais (acupuntura, acupressura, massagem etc.)

O Dia Municipal do Kung-Fu foi incluído oficialmente no calendário oficial de Curitiba e é realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), Senda Academia de Kung-Fu e Tai-Chi-Chuan e do Instituto Fu Hok de Cultura Oriental.

Desde já agradecemos a presença de todos que, com certeza, abrilhantará nosso evento. Sua presença nos honraria imensamente.

Atenciosamente,


Vereador Professor João Galdino
Câmara Municipal de Curitiba

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


 A MEDALHA E O SELO DA SENDA

A partir da décima quinta edição da Copa Senda de Kung-Fu, as medalhas entregues aos atletas vencedores passam a ostentar, em sua face, o selo da Senda. O selo do tipo “Yin” (em baixo relevo) é formado por quatro ideogramas – “升道功夫-, escritos conforme a antiga caligrafia cerimonial chinesa. Eles nos foram presentados há vários anos pelo Mestre Lee Chung Deh e significam, literalmente, “Senda Kung-Fu” (os ideogramas “升道” podem ser transliterados como “Senda”), mas, em uma tradução baseada no significado de cada ideograma, também podem ser lidos como “A elevação (ou a promoção) do Tao do Kung-Fu” (“升道”, elevação/promoção do Tao).
Mais do que a logomarca identificadora da Senda, o selo representa, também, o princípio de trabalho e a energia espiritual desta que é a mais tradicional escola de Kung-Fu de Curitiba. Que busca promover o equilíbrio, a evolução pessoal e os valores de seus alunos e professores por meio da prática da arte marcial chinesa.
Ao chancelar as medalhas da XV Copa Senda de Kung-Fu, o selo vermelho com os quatro antigos ideogramas também reforça o mote da competição em 2011: da promoção do Kung-Fu como arte marcial para servir o mundo. É para isso, enfim, que todos nós treinamos e ensinamos.