domingo, 10 de julho de 2011

"Senda 20 anos": 1997 - I Copa Senda de Kung-Fu

A NOTÍCIA de 1997: "Neste final de semana acontece em Curitiba, às 09 horas nas dependências do Ginásio de Esportes do SESC da Esquina, o Torneio Interestadual de Kung Fu, um dos mais importantes da modalidade do Brasil e o  maior de evento já realizado em Curitiba. Mais de 200 atletas de sete regiões do país (Brasílía, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul , Rio Grande do Sul e Paraná) vão participar do evento. No campeonato de domingo haverá disputas envolvendo lutas e rotinas. A competição será nas categorias Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil Adulto , masculino e feminino."
O RESUMO DO EVENTO:
O evento começou às 09 horas e foi até as 22 horas. Estiveram presentes sete estilos de Kung Fu (Fei Hok Phai, Shaolin do Norte, Garra de Águia, Ton Long, Kak Kan, Li Tchuó Pa e Nan Chuan). Número de atletas participantes: 170. Número de lutas: 71. Foram distribuídos 110 troféus e 90 medalhas de ouro, 50 de prata e 43 de bronze. O evento foi divulgado pela Rede Paranaense de Comunicação (Rede Globo), TV Iguaçu (SBT), Bandeirantes e TV Cultura, e pelos jornais Gazeta do Povo e Folha de Londrina.
Fonte:  Gazeta do Povo - Curitiba, quinta-feira,24 de Junho de 1997, 6ª página.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Senda 20 Anos": 1996 - VII Campeonato Brasileiro de Kung Fu

A NOTÍCIA: A delegação curitibana que vai ao VII Campeonato Brasileiro de Kung fu/Wushu viaja hoje para São José dos Campos. Liderados pelo professor Jorge Jefremovas, a equipe é composta de seis atletas: Anderson Carvalho, Francisco Gabardo, Jason Nascimento, Jomani Nicoladelli, Rodrigo Bali e Rodrigo Apolloni. O certame brasileiro vai reunir atletas de 14 estados brasileiros.
Fonte: Jornal Gazeta do Povo 7ª página, Curitiba, 23 de agosto de 1996.

"Senda 20 Anos": 1995 - VI Campeonato Brasileiro de Kung Fu

A NOTÍCIA: "Retorna hoje à cidade a equipe curitibana de Kung fu/Wushu.
Muito mais do que a arte marcial demonstrada em um velho seriado de TV, o Kung Fu representa uma força crescente entre os esportes de combate. A equipe curitibana da modalidade, formada pelos atletas Rodrigo Festa (12 anos), Carlos Henrique Gullen (13anos), Henrique Serbena (17 anos) e Eduardo Correia de Almeida embarcou na última quinta-feira cheia de esperança para São Paulo, onde disputou o VI Campeonato Brasileiro de Kung Fu/Wushu. Liderados pelo professor de Educação Física Jorge Jefremovas, os atletas se colocaram entre os melhores do País no esporte. O atleta paranaense Eduardo Correia de Almeida, categoria absoluto, sagrou-se vice-campeão ao lutar com o fortíssimo Válter Matutaitis, vice-campeão mundial e tetracampeão brasileiro. Outro atleta que conseguiu destaque foi Paulo Eduardo Narcizo de Souza, 75 kg, 3º colocado."
Fonte: Jornal Indústria  e Comércio, página A4, 13 de novembro de 1995.

"Senda 20 Anos": 1994 - V Campeonato Brasileiro de Kung Fu

A NOTÍCIA: O Wushu praticado em Curitiba vai ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional. A equipe da cidade de Curitiba, liderada pelo professor Jorge Jefremovas, obteve excelentes resultados no 5º Campeonato Brasileiro de Kung Fu, realizado nos dias 29 e 30 de outubro no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.Participaram do campeonato 361 atletas de 18 estados. A equipe curitibana, explica Jefremovas, obteve resultados animadores. "Estou cada vez mais confiante nos resultados do nosso trabalho", destaca. Dos dez atletas que integraram a delegação, três estiveram entre as primeiras colocações em suas categorias. Foram eles Assanga Chequin, de 14 anos, Henrique Serbena, de 16 anos, e Marco Antônio Dalabona, de 17 anos, todos na categoria "juvenil mãos livres". Os outros atletas, informa, obtiveram boas colocações, ficando entre os melhores do país.
Fonte: Jornal Indústria e Comércio, página A6, Curitiba, 08.11.1994.


"Senda 20 Anos": 1994 - I Campeonato Interestadual de Kung Fu

A NOTÍCIA: "De Curitba, partiu na manhã de sábado, 10 de setembro de 1994, a delegação da Senda, para participar da I Copa Interestadual de Kung Fu. São cinco atletas, capitaneados pelo professor Jorge Jefremovas. Três irão participar das rotinas:Assanga Cechin (14 anos), Enrico Batista da Luz (14 anos) e Felipe Scandelari (13 anos). Suas competições serão com armas e mãos livres. No combate estará participando Carlos Henrique dos Santos, que concorrerá na categoria até  60 quilos. Assanga José foi considerado o melhor atleta de rotina da competição. Das quatro modalidades que disputou, venceu  todas, obtendo a melhor média da competição. Além de Assanga, Enrico Batista da Luz também se destacou na competição, vencendo em duas modalidades (mãos livres e armas longas). Participaram 200 atletas dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná."
Fonte: O Estado do Paraná, Curitiba,terça -feira, 13 de setembro de 1994.

"Senda 20 Anos": 1994 - Copa Imigração Chinesa (SP)

A NOTÍCIA: "Atleta de Curitiba ganha ouro em copa de Wu Shu
Assanga José Cechin conquistou duas medalhas de ouro na Copa Imigração de Arte Marcial Chinesa, realizada em São Paulo. Assanga, que treina Wushu há apenas um ano, superou atletas de associações tradicionais de São Paulo na disputa de rotinas praticadas com as mãos livres e com arma (facão). O atleta competiu na categoria iniciante. Participaram do campeonato cerca de 300 atletas de diversas associações de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O Paraná foi representado pela equipe de Jefremovas, composta por quatro atletas."
Fonte: Jornal Indústria e Comércio, Curitiba, 12.04.1994.

"Senda 20 Anos": 1993 - Atletas Campeões no Campeonato Brasileiro

( Mestre Chan Kowk Wai/Prof.Jorge Jefremovas)

A NOTÍCIA: "No ano de 1993,com apenas dois anos de existência, a Senda participa do IV Campeonato Brasileiro de Kung Fu (Wu Shu), realizado no ginásio Mauro Pinheiro (Ibirapuera),na cidade de São Paulo. Embora com uma delegação reduzida, conquistou títulos de Kung-Fu em São Paulo. Na modalidade de luta, o atleta Paulo Eduardo Narciso de Souza (70 kg) arrebatou o título de campeão brasileiro. Outro grande destaque foi a performance do Professor Jorge Jefremovas, que conseguiu brilhar na modalidade rotinas (katis), mostrando extrema habilidade e perícia no estilo Choy Li Fut (Tigre). Esse campeonato brasileiro serviu para selecionar os atletas que integrarão a seleção nacional que irá disputar o II Campeonato Mundial de Kuala Lampur, na Malásia."
Fonte: Jornal Tribuna do Paraná, Curitiba, sexta -feira,03/9/1993.

Polaridade e Unidade

(Yin/Yang)

(Rostos /Vaso)
O ritmo é o padrão essencial de toda a vida.Se destruirmos o ritmo,destruiremos a vida , pois a vida é ritmo.Quem se recusar a expirar(Hu), não poderá mais inspirar( Xi).
Disso se depreende que  a inspiração depende da expiração,uma não pode existir sem a outra ,seu oposto polar.
A propósito a Teoria do Yang e do Yin,nos aponta que só é possível entender a concepção de Yang eYin no conjunto.Só é possível entender o que é "escuro" quando se conhece o "claro".Essa polaridade comanda a vida.

"Cisnes brancos sobre neve: um não se distingue do outro.
 Corvos (em fundo branco):com que clareza ressaltam!."

Poema Haikaísta setecentista Yosa Buson.
       
   

domingo, 3 de julho de 2011

Professor Edecir Martins inicia aulas de Sanshou/Sanda na Senda

Começou no último sábado (02.07) o trabalho do Professor Edecir Martins na Senda. A partir de julho de 2011, ele será o responsável pela área de luta desportiva chinesa da Senda - Escola de Kung-Fu. Os treinamentos com o mestre, que está radicado em São Mateus do Sul (onde ministra aulas na academia da Petrobras), acontecerão aos sábados, em princípio em dois horários - de meio-dia às duas (para alunos avançados) e de três e meia às cinco e meia (para alunos iniciantes). "Queremos muito trazer a luta desportiva chinesa ao Paraná em sua forma mais atual", explica Edecir, que é, atualmente, uma das principais autoridades do país na modalidade.
Para o Professor Jorge Jefremovas, proprietário da Senda e amigo de Edecir há mais de trinta anos, a presença do mestre é um grande passo para a escola. "Em 2011 estamos completando vinte anos de trabalho, com o desejo de iniciar mais vinte em relação ao conhecimento da marcialidade. Diante dessa perspectiva, a vinda do nosso amigo, o Professor Edecir, é muito animadora", afirma.
Ao longo do mês de julho, explica o Professor Jorge,  as duas turmas, de alunos avançados e iniciantes, serão consolidadas. "Todos os interessados serão bem-vindos, mas o número de vagas é limitado a vinte por turma, para que possamos preservar a qualidade do trabalho", explica. Os materiais individuais necessários - uniforme, luvas e protetores corporais - já estão sendo adquiridos pela Senda e serão vendidos aos alunos pelo preço de custo.
A mensalidade para os praticantes de Sanshou/Sanda é de R$ 80,00, e eles poderão fazer treinos livres na própria academia durante a semana. Os interessados podem entrar em contato com o Professor Jorge Jefremovas pelo e-mail jorgejefremovas@hotmail.com ou pelo telefone 3018-0154.
Biografia - Edecir Martins pratica Kung-Fu e Tai-Chi-Chuan há mais de trinta anos. Como professor, levou a categoria a várias cidades do país. Nos últimos anos, esteve radicado em Minas Gerais. Lá, fundou a Federação Mineira de Kung-Fu Wushu e foi seu presidente por três mandatos. No período, também estudou a fundo as lutas chinesas modernas (Sanshou, Sanda, Shuaijiao), a ponto de se tornar um dos principais especialistas brasileiros na modalidade.