segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


 A MEDALHA E O SELO DA SENDA

A partir da décima quinta edição da Copa Senda de Kung-Fu, as medalhas entregues aos atletas vencedores passam a ostentar, em sua face, o selo da Senda. O selo do tipo “Yin” (em baixo relevo) é formado por quatro ideogramas – “升道功夫-, escritos conforme a antiga caligrafia cerimonial chinesa. Eles nos foram presentados há vários anos pelo Mestre Lee Chung Deh e significam, literalmente, “Senda Kung-Fu” (os ideogramas “升道” podem ser transliterados como “Senda”), mas, em uma tradução baseada no significado de cada ideograma, também podem ser lidos como “A elevação (ou a promoção) do Tao do Kung-Fu” (“升道”, elevação/promoção do Tao).
Mais do que a logomarca identificadora da Senda, o selo representa, também, o princípio de trabalho e a energia espiritual desta que é a mais tradicional escola de Kung-Fu de Curitiba. Que busca promover o equilíbrio, a evolução pessoal e os valores de seus alunos e professores por meio da prática da arte marcial chinesa.
Ao chancelar as medalhas da XV Copa Senda de Kung-Fu, o selo vermelho com os quatro antigos ideogramas também reforça o mote da competição em 2011: da promoção do Kung-Fu como arte marcial para servir o mundo. É para isso, enfim, que todos nós treinamos e ensinamos.