terça-feira, 21 de junho de 2011

Prevenir é importante:"Não uso drogas "

Geralmente, ao abordar o assunto "droga", o que se percebe na sociedade é o receio em discutir o tema.Desta forma , criam-se barreiras ao entendimento desse problema  e subestimam-se seus efeitos sobre  a saúde física e psicológica dos jovens.Aliás, o conceito de droga  é :" qualquer substância capaz de alterar funções físicas e/ou psíquicas no organismo".  
Segundo estudos realizados com adolescentes , mostrou que eles têm começado a beber , em média com 11 anos de idade.
A melhor forma de evitar  o uso é a adoção de políticas públicas  que contemplem a Prevenção Primária..O nível primário de prevenção é aquele que se propõe a evitar ou retardar o uso de substâncias psicoativas.Têm como eixo pricipal a valorização do aspecto saúde.O que os especialistas discutem, não é se o jovem vai experimentar substâncias psicoativas ou não, mas em que momento de sua vida  isso vai ocontecer.
Quanto mais tarde  o jovem experimentar drogas,menores são as possibilidades de se tornar um usuário regular e, posteriormente um dependente químico.
Quando se fala em drogas , incluem-se medicamentos,tabaco, o álcool e as chamadas drogas ilícitas.Cedo ou tarde as pessoas acabam usando drogas,sejam elas um medicamento com prescrição médica , tabaco ou bebidas alcóolicas.
Principais motivos do uso de drogas:
1) -Exemplo dos pais; 2)- Curiosidade,3)-Busca de prazer,4)-Quebra de barreiras,5)-Ser aceito pelo grupo,6)-Conseguir status,7)-Pressão da mídia,8)-Diminuir a timidez.
Quando os jovens encontram compreensão, no lugar de repressão,podem adquirir confiança nos pais e educadores e terão mais facilidade para escapar do aprisionamento das drogas.
Práticas desportivas desafiadoras se encontram num modelo alternativo de prevenção, onde são oportunizadas situações capazes de proporcionar sensações fortes , cheias de energia , diferentes daquelas obtidas pelo consumo de drogas. 

                                                                                                             Professor Jorge Jefremovas
                                                                                                          Especialista em Dependência Química





Nenhum comentário:

Postar um comentário